Crianças Amigas do Coração

   

CRIANÇAS AMIGAS do CORAÇÃO

ESPAÇO AMIGO do CORAÇÃO


Na ardNozz, estamos empenhados em Criar Condições de Mudança.

Para tal, temos a pretensão de marcar a geração seguinte, habilitando-a a socorrer uma vítima com naturalidade e sem receios.

A solução passa pela sensibilização e pela formação das crianças e dos jovens de hoje para que, amanhã, estejamos perante adultos habilitados a reconhecer uma vítima crítica e a atuar de acordo com a Cadeia de Sobrevivência.


Neste projeto pioneiro, queremos habilitar crianças, pais, auxiliares de ação educativa, educadores e professores a realizarem manobras simples de compressão e ventilação essenciais para salvar vidas.

Pretendemos, que o nosso Programa Crianças Amigas do Coração, faça parte integrante do Programa do 1º Ciclo, 3º Ano de Escolaridade, com a frequência de um ação de suporte básico de vida cujo conteúdo programático se adeque aos objetivos finais (habilitação de crianças e adultos no reconhecimento de uma vítima crítica e na realização de manobras de SBV).


As ações serão realizadas por técnicos especializados e os conteúdos serão implementados de modo a constituir uma atividade na sala de aula, contando, eventualmente, com a coadjuvação do professor titular de turma. 

 

Em simultâneo, e nos espaços em que se justifique, temos a pretensão de transformar a área escolar em Espaço Amigo do Coração® , implementando e operacionalizando um Programa de Desfibrilhação Automática Externa.

Por outro lado, evidenciaremos o prestígio e o incremento qualitativo, transformando o referido espaço numa área protegida para eventos do foro cardíaco.



GESTO CERTO:

Para a operacionalização deste projeto, temos como principal parceiro  o PROJETO  "GESTO CERTO".

Trata-se de um livro, uma obra infantil, da autoria de Luís Pacheco, professor do ensino básico, que aborda a temática do Suporte Básico de Vida, dirigida às crianças e jovens.


Identificamo-nos com este projeto dado que o autor acredita que "a formação em SBV deve ser disponibilizada aos mais jovens desde cedo, pois só desta forma se conseguirá ter uma população mais informada e capaz de dar a resposta adequada nas situações de emergência médica em que é necessário fazer SBV, sendo que este implica obrigatoriamente, e em primeiro lugar, a realização de uma correta ativação do serviço de emergência médica – 112".


Dada a nossa identificação com toda esta mensagem, requeremos  autorização, junto do autor, para a utilização dos recursos didático-pedagógicos do "GESTO CERTO", para desta forma enriquecermos o trabalho que pretendemos desenvolver junto dos mais novos.


É ainda possível  visitar a página na internet oficial  do Gesto Certo ou a sua página na rede social facebook.








Vídeo do PROJETO  "GESTO CERTO"