Formação SBV/DAE


FORMAÇÃO em  SUPORTE BÁSICO de VIDA  com DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA


A doença cardiovascular assume uma liderança destacada no mundo ocidental na morbilidade e mortalidade das populações.

A morte súbita é muitas vezes a primeira manifestação dessa doença.


A fibrilhação ventricular é o mecanismo mais frequente da paragem cardiorespiratória (PCR) de origem cardíaca e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação eléctrica.


A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto  menor  o  tempo  decorridoentre a fibrilhação e a desfibrilhação. Sendo que a rápida desfibrilhação enquanto objetivo é difícil de atingir se efetuada apenas por médicos, já que a PCR ocorre na maioria das vezes em ambiente pré-hospitalar, recomenda-se que profissionais não médicos sejam treinados e autorizados a utilizar desfibrilhadores desde que a sua atuação seja enquadrada em Programas de DAE com controlo e auditoria médica qualificada.


Só assim se conseguirá a conjugação de esforços que tornam a desfibrilhação um meio para atingir um objetivo último de melhoria da sobrevida após PCR de origem cardíaca. Nesse sentido, e com intenção de promover a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em locais públicos ou em veículos de emergência, organizou-se esta ação que visa formar operacionais de Desfibrilhação Automática Externa.



Objectivos Gerais:

No final do curso os formandos deverão ser capazes adquirir competênciascompetências que lhe permitam realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória.



Objectivos Específicos:

No final do curso, os participantes terão que ser capazes de:

Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência;

Identificar os potenciais riscos para o reanimador;

Saber executar corretamente as manobras de SBV, de acordo com as guidelines de reanimação mais recentes;

Conhecer o conceito de DAE;

Identificar as regras de segurança inerentes à utilização de DAE;

Descrever os passos e a sequência de intervenções na DAE;

Saber executar corretamente e em segurança as técnicas de reanimação (SBV) com apoio de DAE, de acordo com as guidelines de reanimação mais recentes.



Duração da Formação:

6 horas.



Modalidade de Formação:

Formação Inicial.



Formas de Organização:

Formação Presencial.



Validade da Formação:

A formação é válida por 5 anos.



Certificação:

No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, comprovativo de que o formando completou o curso com/sem aproveitamento, mencionando a nota final obtida;

No caso de não ter assistido à totalidade do curso, o formando poderá obter uma Declaração de Frequência de Formação, com a indicação do número de horas que frequentou.


Nota: A certificação como operacional é feita pelo programa de DAE em que o formando estiver integrado.